Como as cores alteram a perceção dos espaços interiores

Como as cores alteram a perceção dos espaços interiores

Neste artigo vamos dar algumas dicas que mostram como as cores alteram a perceção dos espaços interiores.

Para proporcionar as sensações espaciais desejadas, há artifícios que permitem alterar a perceção dos espaços, sem mudar um centímetro de parede. Isso pode ser feito através da pintura de superfícies, ou da utilização de materiais ou aplicação de revestimentos diversos. Cores mais claras e frias fazem o espaço parecer ser mais amplo. Cores mais escuras tornam-os mais fechados e menores aos olhos. A disposição das cores ou texturas em um ambiente altera a perspetiva, fazendo com que a divisão possa parecer mais alta, mais longa, mais larga, ou destacar um elemento em particular.

Para proporcionar uma sensação de amplitude ao ambiente, a melhor forma é utilizar cores claras na maior parte das superfícies, que refletirão a luz natural, tornando-o maior aos olhos.

Por outro lado, quando a ideia é tornar a divisão mais compacta, menor e mais aconchegante, opte por cores mais fortes nas superfícies pode funcionar bem. Elas vão absorvera maioria da luz natural, dando uma sensação de enclausuramento que pode ser benéfica para determinadas funções.

Há vezes em que ao diminuir a altura do pé-direito pode tornar o espaço mais agradável e proporcionar a sensação de acolhimento. Ao pintá-lo numa cor mais escura que as paredes dará a impressão de que o teto é mais baixo.

Noutras situações, é exatamente o contrário. Há apartamentos cujos pés-direitos mínimos dão uma sensação claustrofóbica aos espaços. Pintar as paredes numa cor mais escura e deixar o teto branco passa a sensação de um teto mais alto.

Pintar a parede de fundo e o teto com as mesmas cores, mais escuras, deixando as paredes laterais mais claras fará com que o espaço pareça mais largo e espaçoso. Essa é uma técnica bastante usada em corredores ou divisões estreitas.

Pintar as duas paredes laterais opostas, deixando o fundo e o teto em cores claras vai tornar o espaço mais estreito aos olhos, podendo melhorar as proporções de salas com dimensões pouco equilibradas.

Se tiver uma divisão muito grande na sua casa e quer dar a sensação de aproximação, invista em tons escuros na parede de fundo em contraste com cores mais claras.

Para dar destaque a uma parede, é indicado manter ela com uma cor mais clara, enquanto que as outras tenham uma tonalidade mais escura. Isso faz com que a visão seja atraída a ela.

Se a ideia for fazer as paredes serem menos longas, deve aplicar um tom mais escuro na parte inferior da parede vai ver que funciona.

Artigo Original por Eduardo Souza Arquiteto

Tags: